top of page
Foto do escritorMaestro Roberto Farias

Concert for Tenor Horn

Atualizado: 25 de fev. de 2021

Há muito a ser visto e valorizado ainda. Permitamo-nos!


Descrição: A trompa tenor é um instrumento de bronze com válvulas (em E♭- mi bemol ) que possui um furo predominantemente cônico , como a trompa de barítono e o flugelhorn . Ele usa um funil de profundidade ou em forma de ta bocal . O orifício cônico e o bocal profundo da trompa tenor produzem um tom suave e arredondado, que é frequentemente usado como voz do meio, suportando as melodias das trombetas , cornetas ou flugelhorns e preenchendo a lacuna acima dos instrumentos de baixo e tenor ( trombone , barítono). chifre, eufônio e tuba ). Suas válvulas são tipicamente, embora não exclusivamente, válvulas de pistão.

A trompa tenor foi fabricada e é fabricada em várias formas: a mais comum nos Estados Unidos e no Reino Unido, e na maioria das outras partes do mundo, é uma espécie de mini- tuba , com o sino apontando para cima, o que pode ajude a voz a se misturar antes de alcançar o público. Em contraste, o chifre solo (encontrado principalmente na Europa) parece (e de fato é efetivamente ) um flugelhorn aumentado, com o sino apontando para a frente, projetando-se mais para o público. Outra variante mais antiga e menos conhecida tem o sino voltado para trás (para bandas militaresque precederam os soldados, ajudando-os a ouvir melhor e a manter um tempo melhor na marcha). Ainda outra variante tem um sino destacável facilmente girado para apontar na direção da escolha do jogador (instrumentista)

A buzina padrão de campainha vem em duas formas básicas, uma com o início da campainha girando sobre a parte superior das válvulas e a outra girando abaixo das válvulas.

Esses tipos são os mais frequentemente encontrados nos Estados Unidos e no Reino Unido. Somente o instrumento vertical padrão é visto nas bandas de metais do Reino Unido.

Na Europa, a Červený fabrica cornetas tenor desde 1852. Atualmente, eles oferecem modelos do instrumento em loop como uma buzina clássica e um modelo oval em forma de tuba Wagner , todos os modelos com válvulas rotativas em oposição às demais. válvulas de pistão comuns .

Dentro de uma banda de metais britânicos, a seção de trompa tenor geralmente desempenha um papel único no meio da banda, com o Solo Horn tendo passagens solo frequentes. No entanto, é menos frequentemente apresentado como um instrumento solo.


O timbre do instrumento, com pouco ataque ou ressonância, bem como as partes que ele costuma tocar, dificulta a seção individualmente, mesmo em gravações profissionais em estúdio. Apesar disso, a seção de trompas contribui muito para o som suave e rico de uma banda de metais. As cornetas tenor, especialmente aquelas construídas em meados do século 20, normalmente têm projeção e potência muito baixas, tanto que rapidamente se tornaram conhecidas como a "cinderela" da banda de metais, escondendo-se entre as cornetas e trombones muito mais poderosos. Essa reputação desempenhou pouco papel no desencorajamento de compositores fora da banda britânica de escrever para a trompa tenor, e certamente teve um efeito adverso na popularidade do instrumento fora do Reino Unido. Nos anos mais recentes, no entanto, houve várias tentativas de vários fabricantes de criar uma corneta de tenor com muito mais potência e projeção, mantendo o timbre "estreito-suave" característico do instrumento. Alguns desses instrumentos modernos se tornaram especialmente populares no Reino Unido;

Hoje, diferentes marcas de cornetas tenor têm uma ampla variedade de tamanhos de orifícios. Instrumentos de diâmetro estreito, como os fabricados pela antiga empresa Besson, tendem a enfatizar a delicadeza tonal de instrumentos mais antigos e tocam mais como um flugelhorn ao estilo francês, enquanto instrumentos de diâmetro maior como os fabricados por Courtois têm um peso de som muito maior do que o tradicional cornetas tenor, tocando muito mais como uma trombeta cônica. Existem até instrumentos muito raros que possuem uma quarta válvula que funciona de maneira semelhante ao gatilho F (fá) em um trombone. Instrumentos bons e bem feitos devem, no entanto, independentemente do tamanho do furo, manter uma qualidade de tom leve, aveludada e suave.

(Texto original em inglês - Wikipedia - traduzido automaticamente ao português).

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page